segunda-feira, 16 de maio de 2011

***PROJETO SOCIAL***

01- O que você entende sobre projeto social?

R- UM PROJETO COMUNITÁRIO VEM A SER UMA CONJUNTO DE ATIVIDADES OU TAREFAS DESTINADOS A DIVERSOS GRUPOS SOCIAIS OU A GRUPOS DISTINTOS,NA QUAL ESTAS AÇÕES POSSUEM GRATUIDADE E ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS OU REMUNERADAS.

O OBJETIVO GERAL DO MESMO:TORNAR OU MODIFICAR ALGUM PROBLEMA OU FALTA DE ESTRUTURA DE UM BAIRRO,OU SEJA TORNAR DIFULDADE EM UMA REALIDADE POSITIVA.

02-Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.

Estou trabalhando no Telecentro da Cadeia Pública na mesma rua onde resido,mora na Bairro:Bela Vista e moro há 10(dez) anos.
Passei boa parte de minha infância e adolescência no meu bairro,joguei bola,soltei pipa,briguei e etc... e pode através do Telecentro onde trabalho pode me inserir digitalmente(Telecentro Cadeia Pública).


03-O que mais gosta na sua comunidade? Por que?

O que me deixa mais feliz na minha comunidade hoje são as praças esportivas do meu bairro:campo,quadro e etc...
O projeto social Escola aberta na qual faço parte nos dias de sabádo e domingo,na qual promove diversas atividades para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade.

04-Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.

Sim,tenho muitas amizades e participo de algumas atividades no meu bairro inclusive uma das mais importantes a Escola Aberta na qual atende quase o meu bairro todo e alguns bairros adjacentes.

05-Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?


A construção do polo esportivo foi algo que unia a todos e deixou o bairro mais animado e visitado por outrso bairros proximos.
Este conquista fez com que o progresso da melhorias físicas e estruturais,podessem chegar ao bairro,prorpocionando que os moradores podesem fazer outras atividades nas horas ociosas.

06-Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?

Algo que atrapalha e muito no meu bairro:são a falta de liderança e a falta de união do bairro,na qual o lider não faz encontros e o pessoal não se une para discutir melhorias e avanços para a comunidade na qual isso torna impossivel o progresso se um bairro ou localidade...algo que desejo sanar no meu bairro.


07-
Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?


O telecentro do meu bairro(Cadeia pública) funciona a 05(anos),começou com umas máquinas doadas pelo Banco do Brasil e funcionavam 10 máquinas,na qual o monitor do telecentro era Júlio Cesar.
Aos 16 anos eu e alguns amigos começamos a fazer o curso de informática básica no telecentro,na qual pode apreender muito e o meu monitor disse:que um dia eu iria tornar-me o monitor da cadeia pública o que aconteceu hoje e estou muito feliz...
Hoje em dia o telecentro da cadeia pública esta passando por algumas reformulações no seu espaço físico e por isso o mesmo não está atendendo a comunidade,no entanto o espaço acaba de ganhar o kit de computadores novos do Telecentros.Br na qual será utilizado para atividades para a comunidade e para os presos do Cadeias Pública de Maracanaú.


08-Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.

No telecentro onde fui lotado ja aconteceram diversos eventos:pelo que me falaram no começo do Cadeia Pública houveram muitas tentavas de fuga a mais ou menos(3 anos atrás) com mortes até fuga de alguns presos...coisas normais dentro do ambiente carcerairo.
No tempos atuais as condições do telecentro mudou com a chegada do kit e com a construção da nossa biblioteca da Cadeia Pública de Maracanaú,irá tornar a sociedade mais proxima do presidio e acabar o tabu que o presidio(cadeia) foi criada apenas para punir e prender pessoas que infligiram a lei e sim mostrar para todos que a educação pode vir de um local onde menos espera-se.


09- Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?


No meu bairro temos lider de fachada que estar mais preocupado em interesses financeiros para o mesmo,do que melhorias e soluções para a comunidade...na verdade ja faz algum tempo que não temos pleblicinto no bairro para eleger presidente da associação de moradores.
O apoio que desejo ter para desempenhar meu projeto e de micro-empresas e grandes empresas do meu bairro e adjacentes,na qual pretendo buscar parcerias com os mesmos.


10- Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).


---COORDENADOR DO PROJETO---

NOME: THIAGO HENRIQUE SILVA DE OIVEIRA
FUNÇÃO:ESTAGIÁRIO(SETTEC/IDEAR)
FORMAÇÃO ACADÊMICA:TÉCNICO EM INFORMÁTICA(IFCE/MARACANAÚ)
PAPEL NO PROJETO:CORDENADOR

---VICE-COORDENADOR---

NOME:ORLANDO LAURIANO SILVA
FUNÇÃO:AGENTE PENINTENCIARIO E MONITOR DE INFORMÁTICA(SERVIDOR PÚBLICO)
FORMAÇÃO:CURSOS DE INFORMÁTICA E ESPECIALIZAÇÕES
PAPEL NO PROJETO:CORDENAR E GERENCIAR ATIVIDADES DO PROJETO



---FISCAL DO PROJETO---

NOME:ANGÊLICA SILVA
FUNÇÃO:INSTRUTORA(IDEAR/SETTEC)
FORMAÇÃO:CURSOS DE INFORMÁTICA E ESPECIALIZAÇÕES E NÍVEL SUPERIOR
PAPEL NO PROJETO:CORDENAR E GERENCIAR ATIVIDADES DO PROJETO E AUXILIAR NO QUE FOR PRECISO PARA O PROJETO.


11-Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior. Resposta da questão anterior serve para a mesma.


ESTRUTURA ANALITICA DO PROJETO COM TAREFAS DIVIDIDAS E ORGANIZADAS

---COORDENADOR DO PROJETO---

NOME: THIAGO HENRIQUE SILVA DE OIVEIRA
FUNÇÃO:ESTAGIÁRIO(SETTEC/IDEAR)
FORMAÇÃO ACADÊMICA:TÉCNICO EM INFORMÁTICA(IFCE/MARACANAÚ)
PAPEL NO PROJETO:CORDENADOR

---VICE-COORDENADOR---

NOME:ORLANDO LAURIANO SILVA
FUNÇÃO:AGENTE PENINTENCIARIO E MONITOR DE INFORMÁTICA(SERVIDOR PÚBLICO)
FORMAÇÃO:CURSOS DE INFORMÁTICA E ESPECIALIZAÇÕES
PAPEL NO PROJETO:CORDENAR E GERENCIAR ATIVIDADES DO PROJETO



---FISCAL DO PROJETO---

NOME:ANGÊLICA SILVA
FUNÇÃO:INSTRUTORA(IDEAR/SETTEC)
FORMAÇÃO:CURSOS DE INFORMÁTICA E ESPECIALIZAÇÕES E NÍVEL SUPERIOR
PAPEL NO PROJETO:CORDENAR E GERENCIAR ATIVIDADES DO PROJETO E AUXILIAR NO QUE FOR PRECISO PARA O PROJETO.



12-Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex:Desde quanto tempo mora no bairro?

-**- A quanto tempo você no bairro?

-**-Quais as principais qualidades do bairro onde você mora e o que deveria ser mudado?

-**-Qual a principal evolução ou evento que aconteceu no bairro?

-**-Na sua opinião o que mais falta de importante(principal problema) no seu bairro e como você poderia trabalhar isso com a liderença do seu bairro?

-**-O que você acha do projeto Seliga?O que deveria ser mudado e acrescentado?

-**-O que você acha do projeto que o monitor irá desenvolver na comunidade?E quais suas expectativas do mesmo?

*--*Como você avalia a presença do seu monitor no bairro,positiva ou negativa?Explique o por quê?


12-Liste as principais ações que irão notear suas pesquisa para o seu Projeto,como vai ser feito o mapeamento?

-REUNIÕES NA COMUNIDADE;
-PESQUISA NAS CASAS;
-ENQUETES NO BLOG OU REDES SOCIAIS;
-PLAFETOS NO BAIRRO E ETC...


13-Como pretende fazer registros deste momento?

*Ata; vídeos etc.

Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.Depoimentos, relatório e fotos para ter um controle e organização do projeto.

2 comentários:

  1. Thiago, o que pude analizar é que você é uma pessoa esforçada, e gostaria de poder trabalhar bem na comunidade,essa é a hora de mostrar as oportunidades do telecentro para sua comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Você pode fazer um trabalho super diferenciado e especial, porque o seu público é bem diferente dos demais. Por isso, anote todas as oportunidades e ideias que tiver. Converse com o seu supervisor e pode contar comigo. Tenho certeza que o seu Projeto será um sucesso!

    ResponderExcluir